DOM EDUARDO ZIELSKI

BISPO EMÉRITO
DIOCESE DE SÃO RAIMUNDO NONATO
DESDE
19 de julho de 2023
DATA DE NASCIMENTO
12 de fevereiro de 1947
LOCAL DE NASCIMENTO
BRODNICA – POLÔNIA
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
7 de maio de 2000
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
CAMPO MAIOR – PI
CARGO NA CNBB
BISPO REFERENCIAL DO CONSELHO MISSIONÁRIO REGIONAL (COMIRE) DO REGIONAL NORDESTE 4 DA CNBB, BISPO REFERENCIAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA (IAM) DO REGIONAL NORDESTE 4 DA CNBB, BISPO REFERENCIAL DA JUVENTUDE MISSIONÁRIA DO REGIONAL NORDESTE 4 DA CNBB, BISPO REFERENCIAL DA COMISSÃO MISSIONÁRIA DO SEMINÁRIO - TEOLOGIA E FILOSOFIA (COMISE) DO REGIONAL NORDESTE 4 DA CNBB, BISPO REFERENCIAL DA ORGANIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS E INSTITUTOS DO BRASIL (OSIB) DO REGIONAL NORDESTE 4 DA CNBB E BISPO REFERENCIAL DA CATEQUESE DO REGIONAL NORDESTE 4 DA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom Eduardo Zielski nasceu em 12 de fevereiro de 1947, em Brodnica, na Polônia. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Pelplin e foi ordenado sacerdote em sua cidade natal no dia 21 de maio de 1972. Inicialmente, atuou em paróquias polonesas, como Santa Cruz, em Osie, e Nossa Senhora do Rosário, em Gdynia-Demptowo.
Em 1980, respondeu ao chamado missionário “Fidei Donum” e veio ao Brasil, fixando-se primeiro em Blumenau (SC), onde assumiu a Paróquia de Cristo Rei. Participou do projeto Igrejas Irmãs, que unia as dioceses de Blumenau e Irecê (BA), e a partir dessa experiência seguiu sua missão no Nordeste. Serviu como pároco da Catedral de São Domingos em Irecê (BA), na Paróquia Santo Antônio de Pádua em Ibimirim (PE) e no Santuário de Nossa Senhora da Saúde em Tacaratu (PE).
Em 2 de fevereiro de 2000, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo da Diocese de Campo Maior (PI), recebendo a ordenação episcopal no dia 7 de maio do mesmo ano. Durante seu episcopado, destacou-se pela dedicação pastoral e pelo trabalho missionário. No Regional Nordeste 4 da CNBB, foi bispo referencial para a Animação Bíblico-Catequética, acompanhando iniciativas de evangelização e formação.
Após 16 anos à frente de Campo Maior, foi transferido em 2016 para a Diocese de São Raimundo Nonato (PI), onde permaneceu até 2023, quando teve sua renúncia aceita pelo Papa Francisco. Atualmente, é bispo emérito dessa diocese, lembrado por sua espiritualidade simples, ardor missionário e proximidade com o povo nordestino, que marcou profundamente sua trajetória episcopal no Brasil.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
