DOM FERNANDO ARÊAS RIFAN

ADMINISTRADOR APOSTÓLICO
ADMINISTRAÇÃO APOSTÓLICA PESSOAL SÃO JOÃO MARIA VIANNEY (RITO TRADICIONAL)
DESDE
16 de dezembro de 2002
DATA DE NASCIMENTO
25 de outubro de 1950
LOCAL DE NASCIMENTO
SÃO FIDÉLIS – RJ
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
18 de agosto de 2002
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom Fernando Arêas Rifan nasceu em 25 de outubro de 1950, na cidade de São Fidélis, interior do Estado do Rio de Janeiro, filho de Bady José Rifan e Jovelina Arêas Rifan. Estudou no Seminário Menor da Imaculada Conceição e, depois, no Seminário Maior de Campos dos Goytacazes, onde cursou Filosofia e Teologia. Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1974, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, por Dom Antônio de Castro Mayer. Desde o início do ministério, destacou-se pela fidelidade à liturgia tradicional e pelo zelo pastoral.
Como padre, exerceu diversas funções na Diocese de Campos: foi secretário particular de Dom Antônio de Castro Mayer, Diretor Diocesano do Ensino Religioso, professor de Filosofia e Teologia, e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Fundou o Centro Catequético-Social Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o Dispensário São Vicente de Paulo e o Colégio Três Pastorinhos, além de dirigir o Centro Educacional 13 de Maio. Tornou-se uma das principais lideranças da União Sacerdotal São João Maria Vianney, movimento que preservava a forma extraordinária do Rito Romano.
Após a regularização da União Sacerdotal com a Santa Sé, em 2002, foi nomeado pelo Papa São João Paulo II bispo titular de Cedamusa e coadjutor da recém-criada Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney. Sua ordenação episcopal ocorreu em 18 de agosto de 2002, em Campos dos Goytacazes, presidida pelo Cardeal Darío Castrillón Hoyos. Com o falecimento de Dom Licínio Rangel, em 16 de dezembro de 2002, Dom Rifan tornou-se Administrador Apostólico, passando a conduzir essa circunscrição eclesiástica em plena comunhão com o Papa.
Como bispo, tem atuado na formação doutrinal e litúrgica dos fiéis, incentivando a unidade da Igreja e o amor à liturgia tradicional. É conhecido por seu equilíbrio pastoral, fidelidade à Sé Apostólica e clareza teológica. Sob seu pastoreio, a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney consolidou-se como expressão legítima do uso do Rito Romano na forma extraordinária, conforme o decreto Animarum Bonum da Santa Sé. Seu lema episcopal e sua vida refletem o desejo constante de conservar a Tradição em comunhão plena com o Sucessor de Pedro.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
