DOM FRANCISCO DE ASSIS DANTAS DE LUCENA

BISPO DIOCESANO
DIOCESE DE NAZARÉ
DESDE
13 de julho de 2016
DATA DE NASCIMENTO
19 de outubro de 1963
LOCAL DE NASCIMENTO
JARDIM DO SERIDÓ – RN
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
17 de agosto de 2008
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
CAICÓ – RN
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena nasceu em 19 de outubro de 1963, em Jardim do Seridó (RN), filho de Abemor Abdias de Lucena e Maria Inês Dantas de Lucena. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio de Janeiro, e Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde também se especializou em Linguística e Ensino da Língua Materna. Posteriormente, estudou Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico, no Rio de Janeiro, e fez atualização para formadores de seminários no Athenaeum Pontificium Regina Apostolorum, em Roma.
Foi ordenado sacerdote em 21 de julho de 1991, na Catedral de Sant’Ana, em Caicó (RN), por Dom Heitor de Araújo Sales. Atuou como administrador e vigário paroquial, reitor do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars, ecônomo da Diocese, coordenador de ministérios e vocações e juiz auditor da Câmara Eclesiástica. Também foi professor de Direito Canônico e membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral. Seu ministério sacerdotal foi marcado pela dedicação à formação, ao ensino e à pastoral diocesana.
Em 28 de maio de 2008, o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Guarabira (PB), recebendo a ordenação episcopal em 17 de agosto de 2008, em Caicó. Durante seu episcopado, exerceu várias funções na CNBB: foi secretário do Regional Nordeste 2, bispo referencial para as campanhas e para a Cáritas Regional, além de moderador do Tribunal Eclesiástico Regional e membro da Comissão Episcopal dos Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância. Sua atuação destacou-se pela competência administrativa e pelo zelo pastoral.
Em 13 de julho de 2016, foi nomeado bispo da Diocese de Nazaré (PE), tomando posse em 18 de setembro do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Lux Vestra Luceat” – “Que brilhe a vossa luz” (Mt 5,16). Conhecido por seu espírito missionário e pela proximidade com o povo, Dom Lucena tem se empenhado em fortalecer a comunhão diocesana, visitar comunidades e promover uma Igreja viva e em saída, fiel ao Evangelho e atenta às necessidades do povo de Deus.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
