DOM FRANCISCO JAVIER HERNÁNDEZ ARNEDO, OAR

BISPO EMÉRITO
DIOCESE DE TIANGUÁ
DESDE
15 de fevereiro de 2017
DATA DE NASCIMENTO
13 de janeiro de 1941
LOCAL DE NASCIMENTO
CASCANTE – ESPANHA
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
19 de maio de 1991
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
MANAUS – AM
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom Frei Francisco Javier Hernández Arnedo, OAR, nasceu em 13 de janeiro de 1941, em Cascante, Navarra, Espanha. Ingressou no noviciado dos Agostinianos Recoletos em 1961 e foi ordenado sacerdote em 18 de julho de 1965, em Marcilla, por Dom Frei Arturo Quintanilla. Estudou Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino (Angelicum) e especializou-se em Teologia Moral no Instituto Alfonsianum, ambos em Roma.
De 1968 a 1973, lecionou Teologia Moral e Dogmática na Espanha. Em 1973, veio ao Brasil como missionário voluntário, sendo destinado a Franca (SP), onde ajudou a implantar o curso de Filosofia no Seminário Agostiniano de Nossa Senhora Aparecida e foi pároco da paróquia homônima até 1985. Nesse período, incentivou a formação de comunidades de base e a atuação do laicato.
Após breve retorno à Espanha, regressou ao Brasil em 1986, servindo na Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Manaus. Lá foi também Vigário Episcopal da Região Leste e coordenador da pastoral arquidiocesana. Em 6 de março de 1991, foi nomeado bispo da Diocese de Tianguá (CE) pelo Papa João Paulo II e recebeu a ordenação episcopal em 19 de maio do mesmo ano, em Manaus, com o lema “Bonus eris minister” (“Serás um bom ministro”).
Durante seu episcopado, destacou-se pela atuação pastoral e formativa. Na CNBB Regional Nordeste 1, foi responsável pelas pastorais da Juventude, Leigos, Dimensão Bíblico-Catequética e Missionária, além de vice-presidente do regional. No âmbito nacional, integrou o Conselho Diretor do Movimento de Educação de Base (MEB), foi bispo responsável pela Dimensão Bíblico-Catequética e membro da Comissão Episcopal Pró-Amazônia. Atualmente é bispo emérito de Tianguá.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
