DOM GIUSEPPE LUIGI SPIGA

BISPO DIOCESANO
DIOCESE DE GRAJAÚ
DESDE
18 de maio de 2025
DATA DE NASCIMENTO
29 de julho de 1972
LOCAL DE NASCIMENTO
SERRAMANNA – ITÁLIA
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
18 de maio de 2025
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
GRAJAÚ – MA
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom Giuseppe Luigi Spiga nasceu em 29 de julho de 1972, em Serramanna, na Arquidiocese de Cagliari, Itália, sendo o primogênito de quatro filhos de Antônio Spiga e Lucia Rosária Carcangiu. Desde cedo demonstrou inclinação religiosa, recebendo o batismo, a Primeira Eucaristia e o Crisma na Paróquia Sant’Ignazio da Laconi, em sua cidade natal. Ingressou no Seminário Menor de Cagliari em 1986 e prosseguiu sua formação filosófica e teológica na Pontifícia Faculdade Teológica da Sardenha, em Cagliari. Foi ordenado diácono em 28 de junho de 1997 e presbítero em 3 de outubro de 1998, pelo arcebispo Ottorino Pietro Alberti.
Após sua ordenação, desempenhou diversas funções na Arquidiocese de Cagliari: foi vice-reitor do Seminário (1996–2002), vigário episcopal para a pastoral social, diretor da Escola de Fé e Consciência Política e diretor espiritual da API Colf (1998–2003). Entre 2003 e 2008, foi pároco de San Giorgio Vescovo, em Donori, exercendo um ministério pastoral marcado pela formação leiga e pelo compromisso social.
Em 2008, Dom Giuseppe foi enviado como missionário fidei donum ao Brasil, integrando o clero da Diocese de Viana (MA). Atuou como vigário paroquial de Nossa Senhora de Nazaré em Viana (2008–2009) e, depois, como pároco de São Sebastião em Matinha (2009–2015). Exerceu ainda funções de coordenação e assessoria pastoral: foi vigário episcopal da Área dos Lagos, assessor espiritual da Pastoral da Sobriedade e assessor eclesiástico da Pastoral Juvenil. Em 2015, tornou-se reitor do Seminário Maior São Bonifácio, em São Luís, e em 2019 foi nomeado vigário geral da Diocese de Viana, além de diretor administrativo do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – Faculdade Católica.
No dia 17 de fevereiro de 2025, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Grajaú, sucedendo Dom Rubival Cabral Britto. Sua ordenação episcopal ocorreu em 18 de maio de 2025, na Catedral de Grajaú, presidida pelo cardeal Arrigo Miglio, arcebispo emérito de Cagliari, com a presença de Dom Sebastião Lima Duarte e Dom Evaldo Carvalho dos Santos. Dom Giuseppe é reconhecido por seu zelo missionário, sua dedicação à formação sacerdotal e sua profunda comunhão com a Igreja do Maranhão, onde se tornou um verdadeiro pastor segundo o coração de Cristo.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
