DOM HERNALDO PINTO FARIAS, SSS

BISPO DIOCESANO
DIOCESE DE BONFIM
DESDE
6 de outubro de 2019
DATA DE NASCIMENTO
24 de junho de 1964
LOCAL DE NASCIMENTO
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
15 de setembro de 2019
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
BELO HORIZONTE – MG
CARGO NA CNBB
PRESIDENTE DA COMISSÃO EPISCOPAL PARA A LITURGIA DA CNBB NACIONAL
BREVE BIOGRAFIA
Dom Hernaldo Pinto Farias, nascido em 24 de junho de 1964 em Vitória da Conquista (BA), ingressou na Congregação do Santíssimo Sacramento na década de 1980. Fez sua primeira profissão religiosa em 1988 e a profissão perpétua em 1991. Estudou Filosofia nas Faculdades Associadas do Ipiranga e Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), ambos em São Paulo. Especializou-se em Liturgia e obteve o mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção. Posteriormente, concluiu o mestrado e o doutorado em Sagrada Liturgia no Pontifício Ateneu Sant’Anselmo, em Roma.
Foi ordenado diácono em 1991 e sacerdote em 18 de julho de 1992. No ministério presbiteral, atuou como vigário paroquial em diversas comunidades: Santa Ifigênia (SP), São Benedito (Fortaleza), Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem (Belo Horizonte), Santuário da Adoração (Sete Lagoas) e Coração Eucarístico de Jesus (Caratinga). Na Congregação, exerceu funções de grande responsabilidade, como formador, ecônomo provincial, conselheiro provincial e superior provincial da Província de Nossa Senhora de Guadalupe, que abrange Brasil, Argentina e Chile. Também atuou em instâncias internacionais, como o Centro Eucarístico de Roma e a Comissão Geral de Finanças da Congregação.
Paralelamente ao serviço pastoral, Dom Hernaldo desenvolveu forte atuação acadêmica. Foi professor de Liturgia em faculdades, seminários e centros de formação em diversas dioceses do Brasil. Coordenou o Centro Litúrgico Dom Clemente Isnard, tornou-se membro do Diretório da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI) e serviu como consultor da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB entre 2011 e 2013. Participou ainda de cursos de especialização, como o Nordestão de Liturgia, e mantém atuação na formação litúrgica em nível nacional.
No dia 17 de julho de 2019, foi nomeado pelo Papa Francisco como 7º Bispo Diocesano de Bonfim (BA). Sua ordenação episcopal ocorreu em 15 de setembro de 2019, presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, então presidente da CNBB, e a posse na Diocese de Bonfim foi celebrada em 6 de outubro do mesmo ano. No Regional Nordeste 3, é bispo referencial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e da Pastoral da Criança. Em 2023, foi eleito Presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB (2023–2027), consolidando sua reconhecida contribuição à vida litúrgica da Igreja no Brasil.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
