DOM JOÃO CARDEAL BRAZ DE AVIZ

BISPO PREFEITO EMÉRITO DO DICASTÉRIO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA
DIOCESE DE ROMA
DESDE
6 de janeiro de 2025
DATA DE NASCIMENTO
24 de abril de 1947
LOCAL DE NASCIMENTO
MAFRA – SC
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
31 de maio de 1994
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
APUCARANA – PR
CARGO NA CNBB
PREFEITO EMÉRITO DICASTÉRIO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA (CÚRIA ROMANA)
BREVE BIOGRAFIA
Dom João Braz de Aviz nasceu em Mafra (SC), em 24 de abril de 1947, sendo um dos oito filhos de João Avelino e Juliana Hacke de Aviz. Na infância, mudou-se com a família para Borrazópolis (PR). Ingressou no Seminário Menor São Pio X aos 11 anos, em 1958, inicialmente como seminarista da Diocese de Londrina e, depois, da recém-criada Diocese de Apucarana. Estudou Filosofia em Curitiba e Palmas, e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde concluiu a licenciatura em Teologia Dogmática.
Foi ordenado sacerdote em 26 de novembro de 1972, na Catedral de Apucarana. Como padre, exerceu intensa atividade pastoral e formativa: foi pároco, diretor espiritual de seminários, reitor do Seminário Paulo VI em Londrina e professor de Teologia Dogmática. Entre 1989 e 1992 retornou a Roma, concluindo o doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Lateranense. Sua sólida formação teológica e perfil pastoral contribuíram para sua nomeação episcopal.
Em 1994, foi nomeado bispo auxiliar de Vitória, recebendo a ordenação episcopal em 31 de maio. Em 1998 assumiu a Diocese de Ponta Grossa e, em 2002, tornou-se arcebispo de Maringá. Pouco depois, em 2004, foi designado arcebispo de Brasília, onde esteve à frente de importantes projetos pastorais e organizou o XVI Congresso Eucarístico Nacional em 2010. Em 2011, o Papa Bento XVI o nomeou prefeito da Congregação – hoje Dicastério – para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, tornando-se o quarto brasileiro a chefiar um dicastério da Cúria Romana.
Criado cardeal em 2012, Dom João Braz de Aviz tornou-se figura de destaque na Santa Sé, participando dos conclaves de 2013 e 2025 e sendo reconhecido por seu estilo pastoral simples e próximo. Em 2025 tornou-se prefeito emérito, após 14 anos à frente do dicastério. Sua trajetória inclui defesa da Teologia da Libertação, forte atuação formativa, diversas ordenações e um episódio marcante de sobrevivência a um sequestro em 1983. Seu lema episcopal, “Todos sejam um”, sintetiza sua visão profundamente voltada para a comunhão eclesial.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
