DOM JOÃO CARLOS PETRINI

BISPO EMÉRITO
DIOCESE DE CAMAÇARI
DESDE
27 de outubro de 2021
DATA DE NASCIMENTO
18 de novembro de 1945
LOCAL DE NASCIMENTO
FERMO – ITÁLIA
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
10 de março de 2005
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
SALVADOR – BA
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom João Carlos Petrini nasceu em Fermo, na Itália, em 18 de novembro de 1945. Formou-se em Ciências Políticas na Universidade de Perugia e, em 1970, chegou ao Brasil como missionário enviado pelo Movimento Comunhão e Libertação. Em São Paulo, estudou Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, sendo ordenado diácono em 1974 e sacerdote em 1975. Logo após a ordenação, assumiu a Pastoral Universitária da Arquidiocese de São Paulo, onde atuou até 1988, criando e acompanhando diversas comunidades universitárias e pós-universitárias.
Atendendo ao pedido do cardeal Paulo Evaristo Arns, realizou mestrado e doutorado em Ciências Sociais na PUC-SP, onde também lecionou e desenvolveu pesquisas sobre religião, sociedade moderna e Comunidades Eclesiais de Base. Em 1989 mudou-se para Salvador, tornando-se reitor do Seminário Propedêutico entre 1990 e 1997 e, posteriormente, diretor do Instituto de Teologia da Universidade Católica do Salvador entre 2005 e 2009. Nesse período, consolidou sua atuação acadêmica e pastoral voltada para estudos sobre a família, a cultura contemporânea e a evangelização no ambiente universitário.
Em 2005, o Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Salvador, recebendo a ordenação episcopal em março do mesmo ano. Destacou-se como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e participou da Conferência de Aparecida em 2007. Em 2010, foi nomeado primeiro bispo da recém-criada Diocese de Camaçari, tomando posse em fevereiro de 2011. Foi eleito presidente da mesma comissão episcopal da CNBB em 2011, atuando de forma ativa no debate público sobre temas familiares, especialmente após a decisão do STF que reconheceu uniões homoafetivas como união estável.
Após anos de serviço episcopal, Dom Petrini renunciou ao governo pastoral de Camaçari em 2021, por motivo de idade. Considerado um dos principais divulgadores do Movimento Comunhão e Libertação no Brasil, é desde 2008 diretor da Seção Brasileira do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família. Também atua como professor e pesquisador na UCSal, coordenando o grupo de pesquisa “Família em Mudança” e contribuindo com diversas publicações acadêmicas sobre família, sociedade e evangelização.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
