DOM JOÃO GILBERTO DE MOURA

BISPO DIOCESANO
DIOCESE DE LINS
DESDE
30 de outubro de 2024
DATA DE NASCIMENTO
21 de novembro de 1963
LOCAL DE NASCIMENTO
ITUIUTABA – MG
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
6 de setembro de 2013
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
ITUIUTABA – MG
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom João Gilberto de Moura nasceu em 21 de novembro de 1963, em Ituiutaba (MG), na então Diocese de mesmo nome. Realizou seus estudos filosóficos no Seminário Maria Imaculada, em Araxá, pertencente à Diocese de Patos de Minas, e cursou Teologia no CEARP, em Ribeirão Preto (SP), completando também formação no Seminário Maria Imaculada, em Brodowski, e na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1995, sendo incardinado na Diocese de Ituiutaba.
Na vida presbiteral, exerceu extensa atuação pastoral, formativa e administrativa. Serviu como vigário paroquial da Catedral de São José, reitor do Seminário Menor Santo Cura d’Ars, assistente eclesiástico do Movimento Serra, coordenador diocesano da Pastoral Vocacional e da Pastoral da Criança, representante dos presbíteros e pároco das paróquias Cristo Rei em Centralina e São Francisco de Assis em Ituiutaba. Também desempenhou funções jurídicas e administrativas: vigário judicial, juiz da Câmara de Instrução Processual, chanceler, ecônomo, procurador, vigário-geral e administrador diocesano durante o período de sede vacante. Foi ainda membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores e assistente eclesiástico do Instituto Secular Maria, Mãe da Igreja. Em 2008 recebeu o título de Prelado de Honra de Sua Santidade.
Em 3 de julho de 2013, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Jardim (MS), recebendo a ordenação episcopal em 6 de setembro do mesmo ano e tomando posse em 29 de setembro de 2013. Seu ministério episcopal tem sido marcado pela atenção pastoral, pela formação cristã e pela continuidade do trabalho evangelizador na região do Pantanal.
Em 30 de outubro de 2024, Dom João Gilberto de Moura foi novamente nomeado pelo Papa Francisco, desta vez para assumir a Diocese de Lins (SP), tornando-se o bispo diocesano após mais de uma década de serviço episcopal em Jardim. Continuidade, proximidade pastoral e sensibilidade vocacional seguem como marcas de sua missão episcopal.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
