DOM JOÃO INÁCIO MÜLLER

ARCEBISPO
ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS
DESDE
14 de julho de 2019
DATA DE NASCIMENTO
15 de junho de 1960
LOCAL DE NASCIMENTO
LAJEADO – RS
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
15 de dezembro de 2013
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
SANTA CLARA DO SUL – RS
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom João Inácio Müller, OFM, nasceu em 15 de junho de 1960, em Santa Clara do Sul (RS), então território pertencente à Diocese de Santa Cruz do Sul. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, na qual professou seus votos perpétuos em 14 de abril de 1985. Foi ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 1988. Estudou Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição, em Viamão, e cursou Teologia na PUCRS e no Studium Theologicum, em Jerusalém. Posteriormente, obteve Licenciatura em Teologia Espiritual no Antonianum, em Roma, concluída em 1996.
Durante seu ministério presbiteral exerceu intensa atividade pastoral e formativa, especialmente voltada à formação franciscana. Atuou como promotor vocacional, membro da equipe de formadores, secretário de pastoral, guia de candidatos ao postulantado e mestre de noviços. Foi também guardião do Convento São Boaventura, vigário paroquial da Paróquia São João Batista, em Daltro Filho, e mestre dos estudantes de Filosofia e Teologia. Entre 1998 e 2007 serviu como secretário de formação e estudos da Província e definidor provincial, além de integrar a Comissão Internacional de Formação da Ordem.
Sua liderança dentro da Ordem dos Frades Menores se ampliou quando assumiu, de 2007 a 2013, o cargo de Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis, que abrange o Rio Grande do Sul. Nesse período, foi também presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil e, entre 2010 e 2013, presidente da União das Conferências Franciscanas da América Latina e Caribe (UCLAF). Em 2005, foi nomeado Visitador Geral da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, no Recife, destacando-se pela atuação formativa e administrativa ao longo de sua vida religiosa.
Em 25 de setembro de 2013, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Lorena (SP). Foi sagrado bispo em 15 de dezembro do mesmo ano por Dom Cláudio Cardinal Hummes, OFM, escolhendo como lema episcopal Amor Dei Gloria (“O Amor é a Glória de Deus”). Após significativa atuação pastoral e episcopal no Regional Sul 1, onde presidiu a Comissão de Ação Social Transformadora, foi nomeado Visitador Apostólico para a Diocese de Limeira em fevereiro de 2019. Em 15 de maio de 2019, foi transferido para a Arquidiocese de Campinas como arcebispo metropolitano, tomando posse em 14 de junho de 2019, tornando-se o sexto arcebispo da história da arquidiocese.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
