DOM JOÃO JUSTINO DE MEDEIROS SILVA

ARCEBISPO
ARQUIDIOCESE DE GOIÂNIA
DESDE
16 de fevereiro de 2022
DATA DE NASCIMENTO
22 de dezembro de 1966
LOCAL DE NASCIMENTO
JUIZ DE FORA – MG
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
11 de fevereiro de 2012
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
JUIZ DE FORA – MG
CARGO NA CNBB
PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE DA CNBB NACIONAL
BREVE BIOGRAFIA
Dom João Justino de Medeiros Silva nasceu em 22 de dezembro de 1966, em Juiz de Fora (MG). Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em 1984, onde estudou Filosofia e Teologia. É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Pedagogia pelo CES/JF e doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1992 e, na Arquidiocese de Juiz de Fora, exerceu diversos cargos pastorais e acadêmicos, incluindo pároco-solidário, vigário paroquial, vigário episcopal para a Cultura, Educação e Juventude, membro do Conselho Presbiteral, vice-reitor e reitor do seminário arquidiocesano, além de professor e coordenador do curso de Teologia.
No dia 21 de dezembro de 2011, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Bento XVI, recebendo a ordenação episcopal em 11 de fevereiro de 2012. Na capital mineira, foi bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade, coordenando a ação evangelizadora, a administração regional, e acompanhando instituições como PUC Minas e o Colégio Santa Maria. Atuou no Tribunal Eclesiástico, nas Secretarias de Relações Sociais e Eclesiais, acompanhou santuários e coordenou o Conselho Arquidiocesano de Reitores. Também dedicou atenção à animação vocacional, aos movimentos e novas comunidades, e ao Vicariato para a Ação Pastoral.
A nível nacional, destacou-se na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo eleito em 2015 presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação, cargo para o qual foi reeleito em 2019. Tornou-se membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), secretário das Edições CNBB entre 2015 e 2019, e presidente da Comissão Episcopal para a Educação do Regional Leste 2. Também foi nomeado, em 2016, membro da Comissão de Cultura e Educação do Setor Universidades do CELAM, atuando nas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul. Em 2023, foi eleito 1º vice-presidente da CNBB para o quadriênio 2023–2027.
Em 22 de fevereiro de 2017, o Papa Francisco o nomeou arcebispo coadjutor de Montes Claros, assumindo a função em maio daquele ano e sucedendo como arcebispo metropolitano em novembro de 2018. Em 9 de dezembro de 2021, foi transferido para a Arquidiocese de Goiânia, iniciando seu ministério em 16 de fevereiro de 2022, no Santuário Basílica Sagrada Família. Seu lema episcopal, “Para dar testemunho da luz”, exprime a tônica de seu ministério, caracterizado por forte dedicação à educação, à cultura, à formação e ao serviço pastoral em nível regional, nacional e latino-americano.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
