DOM JOÃO MARIA MESSI, OSM

BISPO EMÉRITO
DIOCESE DE BARRA DO PIRAÍ-VOLTA REDONDA
DESDE
8 de junho de 2011
DATA DE NASCIMENTO
5 de outubro de 1934
LOCAL DE NASCIMENTO
RECANATI – ITÁLIA
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
14 de agosto de 1988
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
RIO DE JANEIRO – RJ
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom João Maria Messi, OSM, nasceu em 5 de outubro de 1934, em Recanati, na região de Macerata, Itália. Filho de Orestes Messi e Maria Caporaletti, cursou seus estudos fundamentais e médios em diversas cidades italianas antes de ingressar na Ordem dos Servos de Maria (Servitas). Estudou Filosofia entre Bologna e São Paulo e completou a Teologia entre São Paulo e Roma. É licenciado em Filosofia e também realizou formações complementares, como o curso de Catequese Lumen Christi no Rio de Janeiro.
Foi ordenado presbítero em 7 de abril de 1958, em Roma. Antes de ser bispo, exerceu importantes funções pastorais e administrativas: foi pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Rio Comprido (RJ), por 15 anos; membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese do Rio de Janeiro por dois mandatos; além de conselheiro provincial e vice-provincial da Ordem dos Servos de Maria no Brasil. Seu trabalho pastoral sempre esteve marcado pela simplicidade servita, intensa dedicação comunitária e amor especial a Nossa Senhora — refletido também em seu lema episcopal: "Ave, cheia de graça!" (Ave, Gratia Plena).
Em 15 de junho de 1988, foi nomeado bispo pelo Papa São João Paulo II, sendo ordenado em 14 de agosto do mesmo ano, no Rio de Janeiro. Serviu como bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju de 1988 a 1995. Depois, foi nomeado o terceiro bispo da Diocese de Irecê (BA), onde permaneceu de 1995 a 1999. Em novembro de 1999, tornou-se bispo da Diocese de Barra do Piraí–Volta Redonda (RJ), tomando posse em 27 de fevereiro de 2000 e permanecendo à frente da diocese até 2011.
Em 8 de junho de 2011, sua renúncia foi aceita pelo Papa Bento XVI, tornando-se bispo emérito. Em 2008, na 47ª Assembleia Geral da CNBB, foi homenageado por seus 50 anos de sacerdócio. No Regional Leste 1 da CNBB, atuou como bispo referencial da Pastoral Litúrgica e da Pastoral da Sobriedade. Sua trajetória é marcada pela fidelidade à espiritualidade servita, pela dedicação pastoral e por um profundo amor à Virgem Maria.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
