DOM JOÃO MUNIZ ALVES, OFM

BISPO DIOCESANO
DIOCESE DE XINGU-ALTAMIRA
DESDE
1 de fevereiro de 2020
DATA DE NASCIMENTO
8 de janeiro de 1961
LOCAL DE NASCIMENTO
SANTA RITA – MA
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
5 de março de 2016
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
SÃO LUÍS – MA
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom Frei João Muniz Alves, OFM, nasceu em 8 de janeiro de 1961, em Carema, Santa Rita (MA). Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1984, professando os votos temporários em 1986 e a profissão solene em 1991. Foi ordenado diácono em 1992 e sacerdote em 4 de setembro de 1993. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, e aprofundou sua formação com Licenciatura Plena pela UECE, especialização em Filosofia Contemporânea pela PUC Minas, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum e mestrado e doutorado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, em Roma.
Antes do episcopado, exerceu intensa atividade pastoral e formativa. Atuou como vigário paroquial e depois pároco em comunidades do Maranhão e do Piauí, especialmente em Lago da Pedra e Bacabal. Na Ordem Franciscana, serviu como mestre e guardião do Postulantado, definidor provincial, secretário de animação vocacional e ministro provincial da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção (MA/PI). Foi também professor de Teologia Moral no IESMA, membro do Conselho Presbiteral, diretor espiritual de candidatos ao diaconato permanente e visitador geral da Custódia Santa Clara de Assis, em Moçambique.
No dia 23 de dezembro de 2015, o Papa Francisco o nomeou quarto bispo prelado do Xingu, sendo ordenado em 5 de março de 2016 por Dom Erwin Kräutler. Tomou posse na prelazia em 3 de abril do mesmo ano, assumindo a missão de continuidade pastoral e cuidado das comunidades ribeirinhas, indígenas e urbanas da região amazônica. Sua ação episcopal teve forte enfoque missionário, formativo e social, marcada pela espiritualidade franciscana e pela atenção aos mais vulneráveis.
Em 6 de fevereiro de 2019, com a criação da Diocese de Xingu-Altamira, o Papa Francisco o nomeou primeiro bispo diocesano, sendo instalado em 1º de fevereiro de 2020. Seu lema episcopal, “Louvado sejas, meu Senhor”, exprime profundamente sua identidade franciscana. No Regional Norte 2 da CNBB, atuou como bispo referencial dos religiosos e atualmente é o referencial da Pastoral Familiar. Sua trajetória combina sólida formação acadêmica, liderança franciscana e presença pastoral ativa na Igreja da Amazônia.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
