DOM JOSÉ ANTONIO PERUZZO
0264

ARCEBISPO
ARQUIDIOCESE DE CURITIBA
DESDE
19 de março de 2015
DATA DE NASCIMENTO
19 de abril de 1960
LOCAL DE NASCIMENTO
CASCAVEL – PR
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
23 de novembro de 2005
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
CASCAVEL – PR
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom José Antônio Peruzzo nasceu em 19 de abril de 1960, em Cascavel (PR), filho mais velho de Ângelo e Lourdes Peruzzo. Estudou no Colégio Marista, no Seminário Menor São José e concluiu Filosofia e Teologia em Curitiba. Antes de ingressar definitivamente no caminho sacerdotal, chegou a ser aprovado em Medicina, mas optou pela vocação religiosa. Posteriormente aprofundou sua formação em Roma, tornando-se Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico e Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino.
Foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1985, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel. Como padre, exerceu diversas funções pastorais e formativas, atuando como vigário, coordenador de instrução religiosa e professor. Destacou-se especialmente no trabalho com seminários, sendo formador, professor e depois reitor do Seminário Teológico de Cascavel. Também integrou os principais órgãos de governo da diocese, como o colégio de consultores e o conselho presbiteral.
Em 24 de agosto de 2005, foi nomeado bispo de Palmas-Francisco Beltrão pelo Papa Bento XVI, recebendo a ordenação episcopal em 23 de novembro do mesmo ano. Assumiu pastoralmente as duas sedes da diocese ainda em dezembro, dedicando-se à evangelização e à animação das comunidades. Durante esse período, iniciou um episcopado marcado pelo incentivo à formação bíblica, pela proximidade com o povo e pela reorganização pastoral da região. Seu lema episcopal, “Facite Discipulos Docete” (“Fazei discípulos… ensinai”), expressa a centralidade do anúncio e da catequese em seu ministério.
Em 7 de janeiro de 2015, o Papa Francisco o nomeou arcebispo metropolitano de Curitiba, tomando posse em 19 de março daquele ano. Na arquidiocese, recebeu reconhecimento civil e religioso, como a Ordem Estadual do Pinheiro e o título de Cidadão Honorário de Curitiba. Na CNBB, assumiu funções de destaque, especialmente na área bíblico-catequética, sendo reeleito presidente da respectiva comissão em 2019. Também foi ordenante principal de vários bispos brasileiros, contribuindo para a formação do episcopado nacional. Hoje segue exercendo seu ministério pastoral à frente da Arquidiocese de Curitiba, com forte ênfase na formação, na Palavra de Deus e no serviço missionário.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
