DOM LUÍS GONZAGA SILVA PEPEU, OFMCap
0336

ARCEBISPO-BISPO
DIOCESE DE BATURITÉ
DESDE
1 de janeiro de 2026
DATA DE NASCIMENTO
18 de fevereiro de 1957
LOCAL DE NASCIMENTO
CARUARU – PE
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
6 de outubro de 2001
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
CARUARU – PE
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap., nasceu em Caruaru (PE), em 18 de fevereiro de 1957, e ingressou ainda jovem na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Fez sua profissão religiosa em 1978 e realizou sua formação em filosofia e teologia em instituições capuchinhas e no Instituto de Teologia do Recife, sendo ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1982. Posteriormente, especializou-se em Direito Canônico, obtendo licenciatura nos Estados Unidos e doutorado em Roma, na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino (Angelicum).
Ao longo de sua vida religiosa e sacerdotal, exerceu numerosas funções de destaque na Ordem dos Capuchinhos e em diversas dioceses brasileiras. Atuou como mestre de noviços, definidor, guardião, vigário e ministro provincial, além de presidir a Conferência dos Capuchinhos do Brasil. Também desempenhou importantes serviços pastorais e administrativos, como pároco, administrador paroquial e reitor de basílica, tanto no Nordeste do Brasil quanto em Roma, na Cúria Geral da Ordem.
Nomeado bispo de Afogados da Ingazeira pelo Papa João Paulo II em 2001, escolheu como lema episcopal “Ne timeas tecum ego sum” (“Não temas, estou contigo”). Foi ordenado bispo em outubro daquele ano, tornando-se o terceiro bispo da diocese. Em 2008, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como segundo arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista, recebendo o pálio em Roma e assumindo a arquidiocese no mesmo ano.
No âmbito da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Luís Pepeu exerceu funções relevantes, como presidente de regional, membro do Conselho Permanente e da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos. Sua renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Vitória da Conquista foi aceita pelo Papa Francisco em 9 de outubro de 2019, tornando-se arcebispo-emérito. Seu ministério é marcado pelo espírito franciscano-capuchinho, pela dedicação à Igreja e pelo compromisso com a comunhão e o serviço pastoral.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
