DOM RICARDO PEDRO PAGLIA, MSC
0434

BISPO EMÉRITO
DIOCESE DE PINHEIRO
DESDE
17 de outubro de 2012
DATA DE NASCIMENTO
31 de março de 1937
LOCAL DE NASCIMENTO
PONTE SERRADA – SC
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
7 de setembro de 1979
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
PINHEIRO – MA
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom Ricardo Pedro Paglia, Missionário do Sagrado Coração (MSC), nasceu em 31 de março de 1937, em Ponte Serrada (SC). Realizou toda a sua formação nos colégios da Congregação, cursando Filosofia e Teologia no Seminário Maior MSC, em São Paulo. Após a profissão religiosa em 1958, foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1963, dedicando-se intensamente à vida formativa e administrativa da Congregação.
Durante o ministério sacerdotal, exerceu funções como animador vocacional, ecônomo, vigário substituto, reitor do Seminário Maior e superior provincial dos Missionários do Sagrado Coração no Brasil. Sua atuação foi marcada pelo zelo pastoral, espírito missionário e profundo compromisso com a formação de novos religiosos e sacerdotes.
Nomeado bispo-prelado de Pinheiro em 3 de julho de 1979, foi ordenado bispo em 7 de setembro do mesmo ano por Dom Paulo Evaristo Cardeal Arns. Em 1980, com a elevação da prelazia à diocese, tornou-se o primeiro bispo diocesano de Pinheiro (MA), onde permaneceu por quase 34 anos. Seu lema episcopal, Veni ut serviam (“Vim para servir”), refletiu fielmente seu estilo de governo pastoral.
No episcopado, criou diversas paróquias, ordenou mais de 70 sacerdotes e acompanhou de perto a vida da Igreja no Maranhão. Também exerceu relevantes funções na CNBB, como responsável pela Vida Religiosa e pelas CEBs no Nordeste, vice-presidente do Regional Nordeste V e administrador apostólico da Diocese de Viana. Em 17 de outubro de 2012, teve sua renúncia aceita por limite de idade, tornando-se bispo emérito de Pinheiro, permanecendo em vida simples e dedicada à oração e ao serviço missionário.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
