DOM ROMUALDO MATIAS KUJAWSKI
0439

BISPO EMÉRITO
DIOCESE DE PORTO NACIONAL
DESDE
14 de dezembro de 2022
DATA DE NASCIMENTO
24 de janeiro de 1947
LOCAL DE NASCIMENTO
POZNAŃ – POLÔNIA
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
15 de agosto de 2008
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
PALMAS – TO
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom Romualdo Matias Kujawski nasceu em 24 de janeiro de 1947, em Poznań, na Polônia. Realizou seus estudos de Filosofia e Teologia em sua cidade natal, onde foi ordenado presbítero em 24 de maio de 1973. Possui sólida formação acadêmica, com doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, além de licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Sua produção intelectual esteve profundamente ligada à espiritualidade sacerdotal e à formação do clero.
Antes do episcopado, exerceu intenso ministério pastoral e formativo na Polônia, atuando como vigário paroquial em diversas paróquias da Arquidiocese de Poznań, administrador paroquial e professor de Teologia para leigos. Entre 1977 e 1982, aprofundou seus estudos em Roma, conciliando posteriormente o trabalho paroquial com o ensino teológico, o que marcou sua vocação para a formação e o acompanhamento pastoral.
Em 1988 chegou ao Brasil como sacerdote fidei donum, sendo destinado à Arquidiocese de Diamantina (MG), onde lecionou Teologia Espiritual e exerceu por vários anos a função de reitor do Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus. A partir de 1999, passou a atuar na Arquidiocese de Palmas (TO), onde foi reitor do Seminário Propedêutico e do Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo, além de vigário episcopal para a administração, moderador da cúria e membro dos principais conselhos diocesanos.
Em 2 de julho de 2008, foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo coadjutor da Diocese de Porto Nacional, sendo ordenado bispo em 15 de agosto do mesmo ano. Com a renúncia de Dom Geraldo Vieira Gusmão, assumiu como bispo titular em 4 de novembro de 2009, tornando-se o quinto bispo diocesano de Porto Nacional. Após anos de serviço episcopal, tornou-se bispo emérito, deixando como marca um ministério profundamente voltado à formação sacerdotal, à administração e à espiritualidade da Igreja no Tocantins.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
