DOM RONILTON SOUZA DE ARAÚJO, SCJ
0440

BISPO DIOCESANO
DIOCESE DE SÃO RAIMUNDO NONATO
DESDE
30 de setembro de 2023
DATA DE NASCIMENTO
23 de março de 1967
LOCAL DE NASCIMENTO
ITUIUTABA – MG
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
26 de agosto de 2023
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
ITUIUTABA – MG
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Ronilton Souza de Araújo, S.C.J., nasceu em 23 de março de 1967, em Ituiutaba (MG), e é bispo da Diocese de São Raimundo Nonato. Ingressou na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) no início da década de 1990, realizando o propedêutico, o postulantado e o noviciado em casas formativas do Sul do Brasil. Emitiu sua primeira profissão religiosa em 1995 e os votos perpétuos em 2002.
Sua formação acadêmica inclui Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque e Teologia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté. Possui ainda pós-graduação em Psicopedagogia e em Espiritualidade, além de cursos específicos para formadores religiosos realizados no Brasil e em Roma, inclusive na Pontifícia Universidade Salesiana. Foi ordenado diácono em fevereiro de 2002 e sacerdote em 7 de dezembro do mesmo ano, em sua cidade natal.
Após a ordenação presbiteral, exerceu o ministério como vigário paroquial e dedicou-se intensamente à formação sacerdotal, atuando como formador em casas religiosas no Paraná e no Maranhão. Ao longo de sua trajetória, assumiu importantes funções de governo na Congregação Dehoniana, sendo superior do Distrito Brasil–São Luís entre 2010 e 2015 e superior provincial da Província Brasil–São Paulo de 2015 a 2021.
Nos anos mais recentes, desenvolveu trabalho pastoral como vigário paroquial em Tapurah (MT) e em Macapá (AP). Em 19 de julho de 2023, foi nomeado bispo da Diocese de São Raimundo Nonato pelo Papa Francisco, sendo ordenado episcopalmente em 26 de agosto do mesmo ano, na cidade de Ituiutaba, iniciando seu ministério episcopal marcado pela espiritualidade do Coração de Jesus e pelo compromisso com a missão e a formação.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
