DOM ROQUE COSTA SOUZA
0441

BISPO AUXILIAR
ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO
DESDE
9 de maio de 2012
DATA DE NASCIMENTO
19 de agosto de 1966
LOCAL DE NASCIMENTO
RIO DE JANEIRO – RJ
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
23 de junho de 2012
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
RIO DE JANEIRO – RJ
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom Roque Costa Souza nasceu no Rio de Janeiro em 19 de agosto de 1967 e é bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Cursou Filosofia na Faculdade Eclesiástica João Paulo II e Teologia no Instituto Superior de Teologia do Rio de Janeiro. Foi ordenado presbítero em 18 de junho de 1994 pelo cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, iniciando seu ministério sacerdotal em diversas frentes pastorais e formativas da arquidiocese.
Antes do episcopado, exerceu importantes funções, entre elas vigário paroquial em Anchieta, pároco em Realengo, prefeito do Seminário Menor, reitor do Seminário Maior São José e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro do Rio. Também atuou como capelão e provedor da Irmandade de São Pedro dos Clérigos e como capelão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, destacando-se pelo serviço pastoral e institucional.
No dia 9 de maio de 2012, foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo titular de Castellum Medianum e auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Recebeu a ordenação episcopal em 23 de junho de 2012, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, tendo como lema episcopal “Habitare fratres in unum” (“Fratres in unum”), inspirado no Salmo 132, que expressa seu ideal de comunhão e unidade na Igreja.
Como bispo auxiliar, Dom Roque é animador do Vicariato Episcopal Leopoldina, da Pastoral Vocacional e de diversos ministérios e movimentos leigos, além de integrar a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB. Seu brasão episcopal, rico em simbologia eucarística, mariana e pastoral, reflete sua trajetória sacerdotal, sua fidelidade à Igreja e seu compromisso com a comunhão, a caridade e o serviço evangelizador.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
