DOM ROQUE PALOSCHI
0442

ARCEBISPO
ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO
DESDE
15 de dezembro de 2015
DATA DE NASCIMENTO
5 de novembro de 1956
LOCAL DE NASCIMENTO
LAJEADO – RS
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
17 de julho de 2005
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
BOA VISTA – RR
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom Roque Paloschi nasceu em 5 de novembro de 1956, em Lajeado (RS). Realizou sua formação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi ordenado presbítero em 7 de dezembro de 1986, em Bagé (RS), iniciando seu ministério pastoral em diversas paróquias do Rio Grande do Sul, onde atuou como vigário e pároco ao longo dos anos seguintes.
Entre 1997 e 1999, Dom Roque viveu uma intensa experiência missionária ao integrar o Projeto Igreja Solidária de Moçambique, dedicando-se à evangelização e ao trabalho junto aos povos africanos. De volta ao Brasil, continuou seu serviço pastoral como pároco até ser nomeado bispo da Diocese de Roraima pelo Papa Bento XVI, em 18 de maio de 2005, recebendo a ordenação episcopal em Boa Vista, no dia 17 de julho do mesmo ano.
Durante seu episcopado em Roraima, destacou-se pela forte atuação missionária e pelo compromisso com as causas sociais e indígenas da Amazônia. Entre 2011 e 2015, foi presidente do Regional Norte 1 da CNBB, além de exercer a presidência do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e integrar a Rede Eclesial Pan-Amazônia (REPAM), sendo reconhecido como voz firme na defesa dos direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.
Em 14 de outubro de 2015, foi nomeado pelo Papa Francisco arcebispo metropolitano de Porto Velho (RO), tomando posse em dezembro do mesmo ano. Seu lema episcopal, “Fiz-me servo”, inspirado em 1Cor 9,19, expressa a espiritualidade de serviço que marca toda a sua trajetória. O brasão episcopal, fortemente simbólico e ligado à realidade amazônica, reflete sua missão pastoral enraizada na escuta, na evangelização e na defesa da vida e da dignidade dos povos da região.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
