DOM RUBENS SEVILHA, OCD
0444

BISPO DIOCESANO
DIOCESE DE BAURU
DESDE
28 de março de 2018
DATA DE NASCIMENTO
27 de setembro de 1959
LOCAL DE NASCIMENTO
TARABAI – SP
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
18 de março de 2012
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
VITÓRIA – ES
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom Frei Rubens Sevilha, O.C.D., nasceu em 27 de setembro de 1959, em Tarabai, na Diocese de Presidente Prudente (SP). Ingressou ainda jovem no Seminário Menor dos Carmelitas Descalços, em São Roque, onde realizou também o noviciado. Estudou Filosofia em São Paulo, na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, com os jesuítas, e Teologia em Roma, na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum.
Fez a profissão religiosa na Ordem dos Carmelitas Descalços em 5 de fevereiro de 1980 e foi ordenado presbítero em 19 de outubro de 1985, na cidade de São Roque (SP), pelas mãos do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. Como sacerdote, exerceu importantes funções formativas e pastorais, como mestre dos postulantes e dos noviços, assistente espiritual das Carmelitas Descalças, pároco e reitor da Basílica de Santa Teresinha, no Rio de Janeiro, além de superior provincial dos Carmelitas Descalços do Sudeste do Brasil.
Em 21 de dezembro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo titular de Idassa e auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES), recebendo a ordenação episcopal em 18 de março de 2012, na Catedral Metropolitana de Vitória. Seu ministério episcopal como auxiliar foi marcado pelo serviço pastoral próximo ao clero e aos fiéis da arquidiocese capixaba.
No dia 28 de março de 2018, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Bauru (SP), sucedendo Dom Caetano Ferrari. Tomou posse em 20 de maio de 2018, solenidade de Pentecostes. Desde então, Dom Rubens conduz o pastoreio de uma diocese ampla e diversificada, com numerosas paróquias e regiões pastorais, destacando-se pela organização pastoral, atenção à espiritualidade carmelitana e colaboração harmoniosa com o clero, os religiosos e os leigos.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
