DOM RUBIVAL CABRAL BRITTO, OFMCap
0445

BISPO DIOCESANO
DIOCESE DE BOM JESUS DA LAPA
DESDE
22 de maio de 2024
DATA DE NASCIMENTO
21 de julho de 1969
LOCAL DE NASCIMENTO
JAGUAQUARA – BA
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
17 de fevereiro de 2017
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom Frei Rubival Cabral Britto, OFMCap, nasceu em Jaguaquara (BA), em 21 de julho de 1969, filho de Rubens Alves Brito e Maria de Lourdes Cabral Brito. Desde a juventude participou ativamente da vida pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Jequié, atuando como coroinha e integrando grupos como o Apostolado da Oração, a JUEC e a Pastoral da Criança, onde amadureceu sua fé e sensibilidade pastoral.
Sua vocação religiosa consolidou-se a partir do contato com os Frades Capuchinhos, em 1989, ingressando na Ordem no ano seguinte. Realizou o noviciado em Esplanada, em 1992, quando emitiu os primeiros votos religiosos. Estudou Filosofia no Instituto de Teologia de Ilhéus e Teologia na Universidade Católica do Salvador, período em que também se dedicou à pastoral vocacional e ao serviço pastoral na comunidade de Valéria, em Salvador.
Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 2000, tornando-se frade menor capuchinho da Província Nossa Senhora da Piedade da Bahia e Sergipe. Como religioso e presbítero, exerceu diversas funções de liderança e formação, entre elas promotor vocacional, secretário e ecônomo provincial, formador, mestre de noviços e ministro provincial por dois mandatos (2007–2013), além de participar de uma missão na África, no Benim.
Em dezembro de 2014 assumiu a direção do Colégio Paulo VI, em Vitória da Conquista, período em que concluiu o doutorado em Ciências da Educação na Argentina. Nomeado bispo da Diocese de Grajaú (MA) pelo Papa Francisco em 7 de dezembro de 2016, foi ordenado bispo em 11 de fevereiro de 2017 e tomou posse em 25 de março do mesmo ano. Escolheu como lema episcopal “A serviço da misericórdia”. Em março de 2024, foi transferido para a Diocese de Bom Jesus da Lapa, tornando-se seu quinto bispo diocesano.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
