DOM SALVADOR PARUZZO
0446

BISPO EMÉRITO
DIOCESE DE OURINHOS
DESDE
19 de maio de 2021
DATA DE NASCIMENTO
15 de outubro de 1945
LOCAL DE NASCIMENTO
MONTEDORO – ITÁLIA
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
19 de março de 1999
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
VARGEM GRANDE PAULISTA – SP
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Dom Salvador Paruzzo nasceu em Montedoro, na província de Caltanissetta (Itália), em 15 de outubro de 1945, em uma família marcada pela fé e pela superação, após a morte precoce de seu pai. Realizou sua formação sacerdotal no Seminário Episcopal de Caltanissetta, cursando Filosofia e Teologia, e foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1969, por Dom Francesco Monaco, iniciando uma vida dedicada ao serviço pastoral e missionário.
Nos primeiros anos de ministério, atuou na Diocese de Caltanissetta como vigário paroquial, assistente da Ação Católica e arcipreste em diversas paróquias, além de integrar o Movimento dos Focolares e tornar-se delegado do movimento “Paróquias Novas” para toda a Sicília. Essa experiência formou sua espiritualidade de comunhão e sua sensibilidade pastoral, que marcariam toda a sua trajetória sacerdotal.
Como missionário Fidei Donum, foi enviado ao Brasil, onde serviu por cerca de dez anos na Diocese de Piracicaba, exercendo funções como vigário paroquial, diretor espiritual de seminaristas, animador da Pastoral Vocacional, reitor do seminário teológico e membro do Conselho de Presbíteros. Posteriormente, atuou também na Diocese de Osasco, colaborando intensamente na formação permanente do clero, na pastoral paroquial e em iniciativas editoriais e formativas ligadas ao Movimento dos Focolares.
Em 15 de dezembro de 1998, o Papa São João Paulo II o nomeou primeiro bispo da recém-criada Diocese de Ourinhos, cuja nomeação foi tornada pública em 30 de dezembro do mesmo ano. Dom Salvador foi ordenado bispo em 19 de março de 1999 e tomou posse da diocese em 21 de março, tornando-se o principal organizador e pastor da nova Igreja particular. Após anos de dedicação episcopal, passou à condição de bispo emérito, permanecendo como referência de zelo pastoral, espírito missionário e comunhão eclesial.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
