DOM MÁRCIO ANTÔNIO VIDAL NEGREIROS, OSA
0358

BISPO AUXILIAR
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
DESDE
26 de novembro de 2025
DATA DE NASCIMENTO
8 de outubro de 1967
LOCAL DE NASCIMENTO
DOIS CÓRREGOS – SP
DATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
24 de janeiro de 2026
LOCAL DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL
BRAGANÇA PAULISTA – SP
CARGO NA CNBB
SEM CARGO NA CNBB
BREVE BIOGRAFIA
Frei Márcio Antonio Vidal de Negreiros, O.S.A., nasceu em Dois Córregos (SP), em 8 de outubro de 1967, filho de Adelfo Vidal de Negreiros e Antonia Urgnani de Negreiros. Iniciou sua caminhada vocacional em 1983, ao ingressar no Seminário Menor Santo Agostinho, em Bragança Paulista, onde concluiu o Ensino Médio. Entre 1986 e 1988 cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Em 1990, realizou o noviciado na Ordem de Santo Agostinho, professando os primeiros votos em 19 de janeiro de 1991 e a profissão solene em 16 de dezembro de 1993. Cursou Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Foi ordenado diácono em 1º de maio de 1994 e presbítero em 5 de novembro do mesmo ano, em sua cidade natal.
Sua trajetória religiosa é marcada por forte dedicação à formação permanente e ao serviço formativo. Ao longo de mais de três décadas, participou de cursos e congressos no Brasil e no exterior, com especial atenção às áreas de vocações, juventude, espiritualidade agostiniana, justiça e paz, governança, vida consagrada e formação presbiteral. Na Ordem de Santo Agostinho, exerceu numerosas funções, entre elas promotor vocacional, formador em diversas etapas, mestre de noviços no Brasil e no Noviciado Internacional de Lima (Peru), prior, ecônomo, conselheiro e secretário provincial, além de coordenador da Comissão de Sinodalidade.
Em âmbito continental, teve atuação relevante como coordenador da Área de Formação da Organização dos Agostinianos da América Latina e Caribe (OALA), membro da Comissão Internacional de Formação Inicial, vice-presidente da Sociedade Inteligência e Coração (SIC) e secretário da Federação Agostiniana Brasileira (FABRA). Até sua nomeação episcopal, exercia o cargo de Secretário Geral da OALA.
No ministério pastoral, serviu como vigário paroquial e pároco em diversas dioceses, entre elas Bragança Paulista, Belo Horizonte, São Bernardo do Campo e Lima, no Peru. Em 2023, assumiu a coordenação pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, em Belo Horizonte, exercendo também a função de capelão do Hospital Mater Dei. Em 2024, retornou a Bragança Paulista como vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Em 26 de novembro de 2025, foi nomeado pelo Papa Leão XIV bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, recebendo a sé titular de Catula. Sua ordenação episcopal está marcada para o dia 24 de janeiro de 2026, em Bragança Paulista, tendo como ordenante principal o Cardeal Odilo Pedro Scherer.
OS MEIOS DE CONTATO LISTADOS NO RODAPÉ DA PÁGINA NÃO DIRECIONAM PARA O SENHOR BISPO
