SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DOS PRAZERES E DIVINA MISERICÓRDIA
DIOCESE DE CAMPO LIMPO
FORANIA ITAPECERICA

INFORMAÇÕES DA PARÓQUIA / COMUNIDADE
Largo da Praça da Matriz de Itapecerica da Serra - Centro, Itapecerica da Serra - SP, Brasil
PONTO DE REFERÊNCIA:
Centro da cidade
ENDEREÇO
Contatos:
☎️: (11) 46663619
Whatsapp: (11) 46663619
E-mail: secretaria@nossasenhoradosprazeres.com.br
Instagram: @santuarionsp
Secretaria;
Segunda a sexta: 9h a 11h30 e 13h a 16h30
Sábado 9h a 13h
Horários de Missa:
Terça a Sexta: 12h e 18h30
Sábado: 12h e 19h
Domingo: 8h, 10h, 12h e 18h30
Primeira sexta-feira do mês: 8h, 12h e 19h
Horários de confissão:
Terça a sexta: 9h30 a 11h30 e 13h30 a 17h30 (a depender da disponibilidade do padre)
Sábado: 9h30 a 11h30
Responsáveis:
Pároco: Pe. Alberto Gambarini
OUTROS EVENTOS FIXOS
Grupo de oração: quarta feira 20h
Estilo das atividades:
Carismático
HISTÓRIA
A História Maravilhosa do Santuário N. Sra. dos Prazeres
A história da fundação da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres e da cidade de Itapecerica da Serra tem uma mesma origem. Tudo começou no ano de 1689. Nesta data, chegaram os padres jesuítas com o desejo de anunciar o evangelho aos índios da região. Para realizar esta missão, trouxeram também uma imagem da Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora dos Prazeres.
A Origem sobrenatural da Igreja Matriz e da Cidade.
Contam os antigos que a vontade dos padres era construir uma capela e o aldeamento em uma área plana, próxima do lugar onde hoje está a Igreja Matriz. E assim, levaram para o local a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres.
O céu estava preparando uma surpresa. A imagem da Virgem não permanecia no lugar planejado, mas aparecia em cima de um monte onde estava localizado um cemitério indígena. Os fatos se repetiram diversas vezes, e os padres entenderam onde Nossa Senhora queria a sua casa. E assim construíram a capela que mais tarde daria origem a nossa bela igreja.
Interpretando Este Fato
Para a Bíblia, um monte não é uma simples elevação de terra ou pedras. É o local em que o céu e a terra estão mais próximos. É sempre um lugar especial para o encontro com Deus.
No Antigo Testamento, o sacrifício de Isaac, filho de Abraão, está identificado com o monte onde foi construído o templo santo de Jerusalém (cf. Gn 22,2); Moisés recebeu os dez mandamentos no monte Sinai (cf. Ex 19,1ss); Elias alcançou o milagre da chuva rezando no monte Carmelo (cf. 1Rs 18,42).
Também fatos importantes do ministério de Jesus estão ligados ao gesto de subir para um lugar elevado: o sermão da montanha (cf. Mt 5-7); a transfiguração no monte Tabor ( cf. Mc 9,2); a sua Ascensão (cf. Lc 24,50; Atos 1,12).
A montanha passa a ser um lugar sagrado ideal para edificar um local para reunir o povo para o culto a Deus.
A Virgem Maria, ao indicar de um modo extraordinário o local atual onde se encontra a Igreja Matriz de Itapecerica da Serra, quis recordar um ponto importante: para ser feliz é preciso subir para Deus.
O chamado de Deus para esta paróquia
Trata-se de um privilégio pertencer a Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, ou visitá-la, participando de suas missas vibrantes.
Um dos primeiros privilégios vem da própria origem sobrenatural da construção de nossa igreja, ela está em um local indicado pela própria Virgem Maria, como um convite para que todos venham proclamar com alegria as maravilhas de Deus.
O outro privilégio está no título Nossa Senhora dos Prazeres, que recorda as sete alegrias da Virgem Maria. A nossa igreja deseja ser para todos um santuário de alegria. Por isso, uma das características de nossas missas e reuniões é ajudar as pessoas a viverem a vida com a mesma alegria que acompanhou Nossa Senhora em sua passagem pela terra. É a alegria de quem se sente amado pelo Pai, tem a Jesus como Senhor e Salvador e está cheio do Espírito Santo.
Em: https://www.nossasenhoradosprazeres.com.br/nossa-historia/
Informações atualizadas em 09/02/2025 por Tiago, acólito
